Estudo revela alto nível de antissetismo entre cristãos na Irlanda

  • 11/04/2025
Estudo revela alto nível de antissetismo entre cristãos na Irlanda
Estudo revela alto nível de antissetismo entre cristãos na Irlanda (Foto: Reprodução)

Um estudo recente revelou um aumento do sentimento antissemita e anti-Israel entre cristãos na Irlanda.

A pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, da Universidade de Boston e do Metropolitan College entrevistou 1.014 cristãos católicos e protestantes, em dezembro de 2024.

Para um país de maioria católica, os dados colhidos são alarmantes. Apenas 11,3% dos cristãos irlandeses apoiam Israel na guerra em Gaza e 45,6% são pró-Palestina.

Os pesquisadores compararam os números com a realidade nos Estados Unidos, onde 42,3% dos americanos apoiam Israel e somente 11,2% apoiam os palestinos.

"O que me impressionou é que temos as mesmas porcentagens de pessoas em ambos os países que dizem que geralmente estão familiarizadas com o conflito, obtendo as mesmas informações da mesma mídia, mas seu entendimento é fundamentalmente diferente", afirmou o professor Motti Inbari, que liderou a pesquisa, em entrevista ao The Times of Israel.

"Nosso estudo mostra que muito disso se deve a diferenças nas crenças teológicas, atitudes políticas e sociais, e níveis de exposição aos judeus que variam drasticamente entre os EUA e a Irlanda", acrescentou.

Existem apenas cerca de 2.700 judeus na Irlanda, enquanto há 5 a 6 milhões de judeus vivendo nos Estados Unidos. 

O estudo ainda descobriu que quase metade (49%) dos cristãos irlandeses acreditam que "os judeus são mais leais a Israel do que a este país". Cerca de 36% concordaram com a afirmação de que os judeus "têm muito poder no mundo dos negócios".

Além disso, 31% dos entrevistados acham que os judeus "não se importam com o que acontece com ninguém além de sua própria etnia" e alegaram que o ódio contra o povo judeu é causada pela "maneira como eles se comportam".

O relatório revelou que os irlandeses mais jovens tendem a ser mais hostis a Israel e aos judeus do que os cidadãos com 65 anos ou mais.

"É perturbador ver uma democracia ocidental tão mergulhada em preconceito e preconceito. É como se estivéssemos vivendo nos tempos medievais”, criticou Inbari.

Evangélicos irlandesses são mais pró-Israel

O estudo observou que os sentimentos antijudaicos são mais comuns entre os católicos do que entre os protestantes na Irlanda. Principalmente, os cristãos evangélicos possuem uma visão mais pró-Israel devido à importância que a teologia protestante atribui ao Estado judaico.

Em dezembro de 2024, Israel decidiu fechar sua embaixada no país devido sua “retórica antissemista” e por apoiar a acusação, na Corte Internacional de Justiça (CIJ), de que o governo israelense estava cometendo um suposto genocídio na Faixa de Gaza.

Na época, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, anunciou: "As ações e a retórica antissemita usadas pela Irlanda contra Israel estão enraizadas na deslegitimação e demonização do Estado judeu, juntamente com padrões duplos. A Irlanda cruzou todas as linhas vermelhas em suas relações com Israel”.

No ano passado, um relatório do grupo de monitoramento educacional IMPACT-se revelou que os livros escolares da Irlanda estão repletos de distorções históricas sobre o Holocausto e Israel, e de hostilidade pelo povo judeu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/estudo-revela-alto-nivel-de-antissetismo-entre-cristaos-na-irlanda.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes